facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
diocese-de-nova-friburgo-promovera-gesto-concreto-no-dia-mundial-do-pobreCom o objetivo de despertar a sociedade de forma reflexiva para uma realidade que bate a...
bispo-e-padres-com-ate-10-anos-de-sacerdocio-participam-de-encontroCom o objetivo de promover dias de convivência e fraternidade entre o Bispo, Dom Edney Gouvêa...
sede-paroquia-santana-realiza-missa-em-hotel-de-idosos-em-campo-do-coelhoCom imensa felicidade, os moradores do Hotel de Idosos Ville Vive, situado na estrada...
sede-bispo-conduz-formacao-em-encontro-vicarial-de-catequese-de-2017No domingo (12/11), das 14h às 17h, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede, participaram...
bispo-participa-de-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1Aconteceu no dia 11 de novembro, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Niterói, o 4º...

Bispo participa de Encontro de Liturgia do Regional Leste 1

Aconteceu no dia 11 de novembro, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Niterói, o 4º Encontro de Formação Litúrgica do Regional Leste 1 da CNBB, com o tema “A iniciação cristã como processo indispensável de inserção, maturação e vida permanente da fé”. O encontro contou com a participação de Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo e Bispo Referencial de Liturgia no Regional, além de integrantes da Comissão de Liturgia desta porção e fiéis de diversas Dioceses do Estado do Rio.

IMG 20171111 193025 290

Este evento é realizado anualmente e em sua 4ª edição teve como foco o RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos). Como descrito no slide inicial da apresentação, seu obejtivo era o de levar os participantes a uma decidida compreensão dos sacramentos de iniciação cristã e uma segura prática pastoral, tendo o RICA como referência.

Responsável pela preparação do evento, a Comissão de Liturgia do Regional Leste 1 atualmente é formada por Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo referencial; Monsenhor Guedes, coordenador e Pároco da Igreja São Lourenço (Niterói); Pe. Rafael Archetti, Secretário e Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João; e ainda um sacerdote representante de cada Diocese do Estado, totalizando, aproximadamente, uma equipe de 13 pessoas. Em reuniões bimestrais, normalmente realizadas na Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias, a comissão se encontra para aprofundar as diretrizes litúrgicas da igreja, analisar as realidades e necessidades locais para, as sim, propor a tônica do encontro anual.

IMG 20171111 192255 176

Precedida pela oração da Hora Média e a bênção do Bispo Referencial, a colocação do Monsenhor Moraes, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Urca-Rio de Janeiro), abriu o encontro, ressaltando diversos aspectos da mistagogia da iniciação cristã. Entre outros detalhes, evidenciou símbolos litúrgicos, explicou a questão do catecumenato na igreja primitiva e ainda citou grandes pensadores católicos, como Santo Agostinho e São Cirilo de Jerusalém. De fato, um olhar atento às práticas dos primeiros cristãos mostra como a igreja, mãe e mestra, zela pelos sacramentos iniciais - Batismo , Crisma e Eucarista.

O parágrafo 1212 do Catecismo da Igreja Católica afirma que “através dos sacramentos da iniciação cristã são lançados os alicerces de toda a vida cristã. ‘A participação na natureza divina, dada aos homens pela graça de Cristo, comporta uma certa analogia com a origem, crescimento e sustento da vida natural. Nascidos para uma vida nova pelo Batismo, os fiéis são efetivamente fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e recebem na Eucaristia o Pilo da vida eterna. Assim, por e stes sacramentos da iniciação cristã, recebem cada vez mais riquezas da vida divina e avançam para a perfeição da caridade’”.

Ao longo do dia, Monsenhor Guedes tratou de questões pertinentes ao tema proposto, sendo que duas delas mereceram destaque: a importância da Santa Missa durante a preparação dos candidatos e os desafios do RICA.

Sobre a primeira questão, o sacerdote foi enfático ao perguntar se era possível viver o Batismo e a Crisma sem vida Eucarística, sem Missa dominical. Certo que não. Com sua apresentação projetada em um grande telão, afirmava que “A catequese sem liturgia traz um amontoado de aprendizado, aflorando talvez um intelectualismo que, se não fosse alimentado pela ação da sagrada liturgia, se perderia apenas no mundo do saber, que não é critério para nossas exigências humanas. A sabedoria exige ação, exige prática”. E ainda: “A catequese nos oferece a fé e nos amadurece nela. A liturgia celebra esta fé na riqueza de seus símbolos, não de ixando acontecer o divórcio entre ambas, o que estabeleceria um desastre de grandes proporções”.

Já sobre os desafios do RICA, Monsenhor Guedes abordou alguns pontos, dedicando bastante tempo às dificuldades e dúvidas em relação ao Batismo - batizar apenas pra casar, batizado em outras religiões etc.

“Batizar-se na água do Batismo é tornar-se uma nova criatura; é andar na companhia e no amor de Deus; é estar pronto para o dia da Ressurreição; é viver na terra, mas com o endereço do céu; é ser filho de Maria, irmão dos santos; sair da ditadura do pecado; ser alguém com um nome, mas com um nome conhecido primeiramente por Deus”. Com essas palavras, o Coordenador da Comissão de Liturgia do Regional Leste 1 deixava claro a tremenda importância do sacramento dentro do contexto do RICA. Direcionando as equipes pastorais presentes a uma maior conscientização a respeito da complexidade do tema, concluiu a apresentação ao afirmar que o processo de iniciaç&atild e;o cristã com certeza deve ser regado no carinho, no afeto e na acolhida.

IMG 20171111 191854 159

Nos momentos finais do evento, Dom Edney enfatizou a importância da acolhida àqueles que vivenciam o rito de inicação cristã, principalmente quanto ao equilíbrio no trato de questões polêmicas. Com a bênção final do Bispo e o encerramento das atividades, restava uma admiração ainda maior pela liturgia dentro do contexto do RICA e a expectativa pela próxima formação.

Texto e fotos: Diogo Quadra

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso