facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

dom-edney-ordenara-tres-novos-sacerdotes-para-a-dioceseEm 12 de outubro de 2018, Dom Edney Gouvêa Mattoso anunciou uma grande Boa Nova para o seu...
norte-paroquias-do-vicariato-celebram-sao-sebastiaoO dia 20 de janeiro será um momento de grande festa nas comunidades dedicadas a São Sebastião,...
sede-novo-paroco-de-japuiba-visita-a-casa-de-irmaos-na-fazenda-senhor-jesusRecentemente empossado Pároco da Comunidade Paroquial de Sant’Ana, em Japuíba, o Pe. Raphael...
sede-comunidade-preparam-festa-sao-sebastiao-2019As Paróquias do Vicariato Sede já preparam os tradicionais festejos a São Sebastião. O santo,...
norte-paroquia-de-laranjais-realiza-cerco-de-jerico-2019Na manhã do domingo (6/1), dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Epifania do Senhor,...

Reunidos em Cenáculo, Bispo e leigos celebram padroeira do Brasil

Após 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida nas águas obscuras do Rio Paraíba do Sul, a confiança dos devotos na intercessão da Virgem Aparecida cresce cada vez mais. Para celebrar a padroeira do Brasil, a Renovação Carismática Católica (RCC) do Vicariato Sede promoveu o Cenáculo com Maria, momento de profunda devoção realizado em 12 de outubro, dia da Mãe Aparecida. A 21ª edição trouxe o tema: 'Maria, Mãe do primeiro amor', numa reflexão em devesa da vida. A programação começou às 9h e concluiu-se às 18h, com a Missa presidia por Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano.

site sede 2018 cenaculocommaria 2

No começo da manhã, centenas de devotos já se faziam presentes no Ginásio Santa Paula Frassinetti, situado no Centro de Nova Friburgo. Dando início às atividades, aconteceu a entrada da imagem da Senhora Aparecida com participação dos jovens, Pastoral Familiar e Catequese. Na sequência, os devotos puderam apresentar suas súplicas e ação de graças na oração do Terço, encerrada com a coroação de Nossa Senhora. A adoração ao Santíssimo teve lugar de destaque na programação, que englobou ainda duas pregações, sendo uma delas conduzida pela cantora católica Zezé Luz, líder do Movimento Pró-Vida.

site sede 2018 cenaculocommaria 1

Um diferencial dessa edição foi a Evangelização para os pequeninos, realizada pela Pastoral Catequética e pelo Movimento Fanuel, afinal esse dia também é das crianças. De acordo com as informações da Vice-Coordenadora Vicarial da Catequese, Rosa Jacomino, o momento foi maravilhoso! “As crianças não ficaram sozinhas. Elas foram divididas em dois grupos: de 4 a 6 anos e de 7 a 11 anos, para participar das atividades”, relatou. As catequistas prepararam com muito carinho e zelo uma programação para as crianças de 4 a 6 anos. Coube ao Movimento Fanuel realizar as atividades para o grupo de 7 a 11, promovendo teatro e gincanas. Tudo aconteceu no período da manhã.

1site sede 2018 cenaculocommaria 1

Após tantas emoções, era chegado o momento mais sublime de toda a programação: a Santa Missa. Rodeado por diversos concelebrantes, diáconos permanentes e transitórios e um expressivo número de leigos, Dom Edney manifestou sua alegria em poder celebrar, ao lado de cada um dos ali presentes, o dia da padroeira desta nação. Em sua fala inicial, referiu-se ao período eleitoral, apresentando como uma de suas intenções o Brasil. Na oportunidade, pediu para a Mãe Aparecida cobrir com seu manto esse momento tão difícil da história de seu povo.

Recordando a Liturgia da Palavra, o Epíscopo destacou a intercessão de Maria, citando o episódio das Bodas de Caná (Jo 2) e enaltecendo a presença daquela que, com olhar materno, percebe a necessidade de uma família e solicita a Jesus o vinho novo.

- Naquele diálogo, João, o grande teólogo, vai colocar nos lábios de Maria a súplica, o pedido dos povos do Antigo Testamento, que clamavam pela manifestação do novo. Afinal, eles eram animados única e exclusivamente pelas promessas dos profetas, dos patriarcas de que um dia viria o Salvador, o Redentor, o Libertador de Israel. Promessas sobre promessas e nos lábios de Maria o pedido. As promessas se tornaram insipidas, já não tinham mais o mesmo gosto, não alentam mais. Por isso, Jesus responde a esta súplica dizendo: a minha hora ainda não chegou! Mas, é precisamente ali que Ele se manifesta - e a palavra manifestação no grego quer dizer Epifania - Jesus realiza no Evangelho de João a sua Epifania. Manifesta-se com esse primeiro grande sinal, numa festa de casamento, quase já testemunhando aquele que seria o banquete da eternidade, o vinho novo que será bebido na eternidade. É uma antecipação! Como diz o próprio João: é um sinal de que os tempos já estão amadurecidos e o novo já está entre eles.

site sede 2018 cenaculocommaria 6

Ainda sobre o Evangelho, Dom Edney acentuou que Jesus reservou o melhor vinho para o final da festa, mostrando que o antigo sede lugar ao novo, pois em Cristo tudo se renova. Prosseguindo, apontou como próximo tópico da pregação a passagem bíblica de Apocalipse 12, destacando duas figuras emblemáticas: a mulher e o dragão.

- Nas nossas dificuldades, nos abrigamos na sombra do manto de Maria. É ela que se coloca como a mulher forte diante do dragão ameaçador. Desde o início, nos primórdios, o Senhor já havia anunciado essa luta entre a humanidade e o antigo inimigo... Ele está sempre presente, esperando a hora mais oportuna para dar o bote. Mas, a mãe está atenta! É como no Livro do Apocalipse: depois que o filho nasceu e foi arrebatado para o céu, a mulher recebe asas da águia e foge para o deserto, mas o dragão vai ao seu encalço. Esses trechos que ouvimos da Palavra de Deus querem nos estimular em primeiro lugar à confiança de nos colocarmos na mais absoluta entrega à proteção e intercessão de Maria.

site sede 2018 cenaculocommaria 5

Selando com chave de ouro, recordou a confiança que inúmeros filhos depositam na intercessão de Maria, tão belamente descrita nas diversas experiências de aparições Marianas pelo mundo afora, inclusive em Aparecida. E, citando a padroeira do Brasil, concluiu a homilia.

- Nossa Senhora Aparecida estará sempre presente no meio de nós. Por isso, no início da Missa pedi que colocássemos como intenção o nosso Brasil. Estamos vivendo tempos tão difíceis. Mais do que uma polarização política, vemos nas redes sociais membros de uma mesma família se dividindo por posicionamentos diferentes. É claro, temos que buscar a verdade! É dever de todo o cristão fazer o discernimento de todas as coisas, para dar uma participação consciente na história que se desenvolve em nosso país... É em Deus que vamos buscar o critério seguro para fazer o nosso discernimento. Mas, uma coisa é certa: um cristão jamais compactua com aquilo que ofende a dignidade e o direito à vida – finalizou.

Nos instantes finais da celebração, Dom Edney fez a leitura da Voz do Pastor intitulada ‘O consciente exercício da democracia’, publicada em 2 de outubro, período que antecedeu o primeiro turno das eleições 2018. No artigo são apontandos à Igreja Diocesana critérios para o discernimento mais apurado na escolha do novo Presidente da República e do novo Governador do Estado do Rio de Janeiro. Confira o artigo na íntegra.site sede 2018 cenaculocommaria 9

Apesar deste ser o dia de celebrar Nossa Senhora Aparecida, a Mãe amorosa também ofertou aos queridos filhos da Diocese de Nova Friburgo um verdadeiro tesouro, um grande presente anunciado pelo Bispo Diocesano: teremos três novos presbíteros! A Boa Nova foi acolhida com uma calorosa e emocionante salva de palmas expressa pelo Clero e leigos ali presentes. A Ordenação Sacerdotal dos Diáconos Transitórios Aurecir Júnior, Luis Antônio Fernandes e Pablo Guimarães será no dia 2 de fevereiro de 2019, festa da Anunciação do Senhor, às 10h, na Catedral Diocesana São João Batista.

Antes do encerramento, a Coordenadora Vicarial da RCC, Denize Carvalho, e o Coordenador Diocesano, Flávio Dias, manifestaram a sua gratidão ao Bispo pelo carinho em presidir mais este Cenáculo com Maria, e dirigiram-se também a cada um daqueles que se empenharam na realização desta edição do evento.

site sede 2018 cenaculocommaria 11

Selando o grandioso evento, Dom Edney fez um chamado: vinde a mim os pequeninos! Ouvindo a voz do Bom Pastor as crianças presentes no Cenáculo com Maria se dirigiram ao Epíscopo para receber uma benção, devido à comemoração do dia dedicado a elas.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Grasiele Guimarães, Josiane Carla Duarte e Pastoral Catequética do Vicariato Sede
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso