facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-quarta-edicao-do-mais-um-com-cristo-homenageia-sao-joao-paulo-iiSanta Missa, Adoração Eucarística, louvor, pregações e testemunhos marcaram a noite de 14/6,...
dom-edney-crisma-60-pessoas-no-santuario-diocesano-em-cantagaloNesse 15 de junho, 60 cristãos receberam o Sacramento da Confirmação no Santuário Diocesano do...
governo-itinerante-dom-edney-preside-missa-do-padroeiro-em-jaguarembeOs festejos de Santo Antônio iniciaram-se no dia 31/5 com a Trezena na Capela de Santo Antônio...
norte-paroquia-de-macuco-celebra-santo-antonioEm 13 de junho, com a Igreja do mundo inteiro, a Paróquia São João Batista, em Macuco,...
tem-inicio-o-forum-internacional-dos-jovens-seguimento-ideal-do-sinodoO fórum é promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e tem como tema “Jovens...

Dom Edney preside Jubileu de Ouro da Capela N. Sra. das Graças

Cinquenta anos de história! A Capela Nossa Senhora das Graças, em Córrego Dantas – Nova Friburgo, celebrou com grande alegria seu Jubileu de Ouro, rememorando a trajetória de fé da comunidade. Para marcar a data, foi organizada uma programação especial, que contou com Santa Missa presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, em 19 de maio. A Capela, fundada em 20/4/1969, pertence à Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras. A Eucaristia foi concelebrada pelo Vigário Paroquial local, Pe. Marcelo Piller, que foi saudado pelo Prelado logo no início da cerimônia, juntamente com os fiéis presentes.

site destaque 2019 bispopresidejubileudeourocapelansdasgracas 5

Na homilia, Dom Edney abordou o trecho da Primeira Leitura (At 14,21b-27) - “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus” – referindo-se aos desafios que os apóstolos viviam para pregar o Evangelho. “São Paulo e São Barnabé, eram evangelizadores incansáveis, iam para terras distantes, enfrentavam desafios no mar e na terra, perseguições, problemas, calúnias, tantas coisas que faziam para atrapalhar a obra do apostolado de Paulo”.

site destaque 2019 bispopresidejubileudeourocapelansdasgracas 3

Fazendo um paralelo entre esta passagem e a mensagem deixada por Jesus, o Bispo recordou que “a porta que leva ao céu é estreita e, se quisermos outra confirmação do que estou dizendo, palavras do próprio Jesus: ‘No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo’. E outra: ‘Aquele que perseverar até o fim será salvo’. Portanto, é pela perseverança da fé que alcançamos a salvação”. O Epíscopo também ressaltou o convite de Cristo: ‘Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la’ (Mt 16,24).

site destaque 2019 bispopresidejubileudeourocapelansdasgracas 2

Sobre a Capela, o Prelado frisou. “Vocês chegaram aos 50 anos desta comunidade com a graça de Deus. A expressão mais bonita da presença da Sua bênção é o patrocínio da Capela: Nossa Senhora das Graças”.

Rememorando as perseguições ao Filho de Deus e o grande mandamento deixado por Ele - ‘Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros’ – afirmou que devemos seguir o exemplo do Mestre. “Jesus nos amou não retribuindo a maldade com maldade. É difícil isso? É! Temos que brigar com a nossa humanidade o tempo todo, mas se conseguirmos fazer isso, seremos vencedores”.

site destaque 2019 bispopresidejubileudeourocapelansdasgracas 1

Tendo por base o trecho final do Evangelho do dia - ‘Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros’ -, o Bispo deixou uma dica de ouro aos presentes.

- Querem saber qual é a fórmula mais eficaz de evangelização? Que vocês sejam um grupo que se ama, que se queira bem, onde a sinergia do amor possa circular. Uma comunidade de fé, forte, viva, atuante, é uma comunidade de serviço, onde cada um contribui e colabora como pode, dando o melhor de si para servir a todos.

Ao final da Eucaristia, foram feitos os tradicionais agradecimentos.

50 anos de fé

Os primeiros frequentadores da comunidade recordam que antes da construção da capela, as Santas Missas aconteciam na residência da família Poletti. Posteriormente, ocorreu a doação do atual terreno pela família Schottz. Ao longo dos anos, o templo dedicado a Nossa Senhora das Graças foi construído com a colaboração da comunidade por meio de mutirões.

site destaque 2019 bispopresidejubileudeourocapelansdasgracas 4

Para marcar o jubileu de ouro, os fiéis fizeram um mural, contando toda a trajetória de lutas, dificuldades, mas de inúmeras vitórias. Nas memórias, estão sacerdotes e pessoas que atuaram na construção do templo, por exemplo, o Sr. Ostio, que hoje com 92 anos, recorda quando esculpiu a cruz da fachada e o altar de pedra da Capela.

Atualmente, com Missas todos os domingos às 10h, o templo recebe uma média de 80 pessoas por celebração. A expressiva participação da comunidade é refletida nas pastorais, movimentos, festas, almoços, reuniões, catequese, estudos bíblicos e nas Adorações Eucarísticas, que acontecem na primeira quinta-feira do mês, sempre às 19h. Desde 2016, o Coordenador da Capela é Peterson Pereira de Oliveira.

Texto: Aline Lopes de Oliveira e Monara Teixeira
Fotos: Luciane Frez
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso