facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.

A voz do pastor

07/02/2018, 22:07
alegrai-vos-sempre-no-senhor-fl-4-4Caros amigos, todos nós queremos ser felizes, isto é, fazer da felicidade uma parte de nós e senti-la...
22/01/2018, 21:51
plano-de-vida-2018Caros amigos, transcorridos os primeiros dias do ano, que traz consigo a esperança de progresso e...
17/01/2018, 00:43
procurai-a-paz-com-todosCaros amigos, a boa convivência é parte essencial de nossa vocação cristã. Sua fonte é a perfeita...
10/01/2018, 20:44
a-paz-e-fruto-da-justica-e-da-verdadeCaros amigos, tratamos em nossa última reflexão sobre a responsabilidade que cada um deve assumir para...
02/01/2018, 16:34
construir-a-pazCaros amigos, mais um ano se inicia e, com ele, se renovam nossas esperanças por um mundo de paz e...

SIMPÓSIO

Bispo fará abertura do VI Simpósio promovido pelo Seminário Diocesano

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo, promoverá a VI edição do Simpósio Literário-Filosófico, que terá como tema ‘Vida Autêntica’. A abertura oficial do evento será feita pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 19h.

De acordo com o Reitor do Seminário, Pe. José Ruy Corrêa Junior, a proposta deste ano é apresentar aos participantes a importância de uma vida autêntica.

- Percebemos que a sociedade atual está perdendo a motivação de viver, pois no final das contas está vivendo de forma inautêntica. Tivemos a questão dos suicídios em Nova Friburgo no ano passado, o início da campanha do Setembro Amarelo, a produção da série “13 Reasons Why” da Netflix e a Baleia Azul. Ou seja, parece um culto ao suicídio que no final das contas é a consequência de uma existência vivida sem sentido. Pensando nisso, propomos o tema Vida Autêntica e os autores vieram por sugestão dos professores.

Pe. José Ruy pontuou a escolha de cada um dos autores.

- A Clarisse Lispector, no livro a Hora da Estrela trata um tema deste estilo. O Camus é famoso justamente pelo seu questionamento do sentido da vida, nas suas obras O Estrangeiro, A Peste, entre outras. E, o Xavier Zubiri, que questiona a existência autêntica enquanto consciência de si.

Cada dia de evento será ministrado por um formador diferente, que abordará um autor. O Simpósio será realizado no Teatro Sânia Cosmelli, na Rua Monsenhor Miranda, nº 86, no Centro de Nova Friburgo. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail: seminario.imaculadaconceição@gmail.com ou pelo telefone: (22) 2523-1459. O evento vale 6h aula para os estudantes universitários e acontecerá das 19h às 21h30.

Confira a programação:

19/09/2017 - Viver Segundo Albert Camus Professora Lívia Maria Mastrangelo Professora do Seminário Diocesano Imaculada Conceição; Graduação em Língua Portuguesa e Francês pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Mestrado em Letras Neolatinas: Língua e Literatura Italianas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialização em Linguística Aplicada ao Português pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Aperfeiçoamento para Professores de Italiano e Examinadores Internacionais pela Società Dante Alighieri de Roma; Professora de Filologia Românica, História da Língua Portuguesa e Linguística: Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Professora de Italiano da Dante Alighieri de Nova Friburgo; e, Professora Efetiva do Estado do Rio de Janeiro há 30 anos;

20/09/2017 - A vida autêntica como vida 'pessoal' em Xavier Zubiri Professor Joathas Soares Bello Graduação em Filosofia pela UERJ; Mestre em Filosofia pela PUC-Rio e doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra (Espanha), com bolsa da CAPES; Professor adjunto de Filosofia na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, do Seminário Arquidiocesano de Niterói, do Seminário Diocesano de Nova Friburgo e da rede FAETEC-RJ; Dedica-se especialmente à antropologia filosófica, metafísica e teoria do conhecimento.

21/09/2017 - A Hora da Estrela: “Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta.” Professora Ana Maria Esteves Graduada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Atualmente, é Professora do Seminário Diocesano Imaculada Conceição – Nova Friburgo; Possui experiência nas Redes Pública e Privada do Rio de Janeiro.

Texto: Monara Teixeira

 

site cartaz simposio 2017novo

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso