facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.

A voz do pastor

19/06/2017, 22:14
aprendei-de-jesusCaros amigos, o coração humano de Cristo, unido substancialmente ao Verbo de Deus, que é bendito com o...
12/06/2017, 22:24
nossa-carne-e-a-carne-de-cristoCaros amigos, um dos mais tradicionais hinos eucarísticos da tradição da Igreja começa assim: “Ave,...
06/06/2017, 21:24
o-amor-e-comunicacaoCaros amigos, Pentecostes é a festa da Igreja, que é enviada ao mundo para evangelizar. Aqueles...
01/06/2017, 11:30
em-que-acreditarCaros amigos, vivemos em uma tradição de instituições, que por meio de sua credibilidade e comprovada...
23/05/2017, 23:47
o-dom-da-vidaCaros irmãos, vivemos em tempos sombrios no que diz respeito à defesa da vida, desde o seu primeiro...

Aprendei de Jesus!

A voz do pastorCaros amigos, o coração humano de Cristo, unido substancialmente ao Verbo de Deus, que é bendito com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim, tornou-se para nós exemplo inigualável e refúgio seguro. Esta é a relação que devemos ter com o Senhor Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Há uma passagem evangélica que resume bem esta relação de discipulado e confiança fiel: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30).

Nosso Senhor nos ensina com estas palavras que confiar em Seu Coração é uma necessidade para todos, mas que também inclui tomar sobre si Seu “jugo suave e leve”. Ou seja, não é uma atitude passiva, mas ativa em muitas obras, pois se Ele é nosso Mestre e Modelo, também devemos imitar a Sua vida cheia de atos de amor incondicional pelo Pai Celeste e pelos homens, Seus irmãos.

Confiança e segurança são valores em crise no atual cenário de nosso país. Do dia para noite um povo que, aparentemente, não se interessava por política passou a conhecer o nome e o papel de cada um dos agentes dos poderes constituídos e a opinar sobre suas ações e decisões. Podemos dizer que há muito tempo também estão em crise as atitudes de participação democrática. Entretanto, não acredito que nosso povo tenha feito um curso intensivo em política tão rápido e seja capaz de fugir de todas as manobras que grandes partidos podem fazer para tirar proveito da atual situação de insegurança.

A maioria das pessoas recebe informações da mídia, que, infelizmente, não é isenta de equívocos na apreciação dos fatos. Podem aparecer vozes de comando aqui e ali apresentando-se mais ou menos sensatas sobre o caminho a ser trilhado. Nestes tempos de perplexidade, creio profundamente que é necessário olhar para o Coração de Jesus e perceber que enquanto cada um de nós não for inflamado pela caridade divina, não assumirmos humildemente nossa carga e não estivermos atentos às reais necessidades dos mais pobres, apoiados no cuidado providente de Deus, os governos vão se suceder, mas não haverá mudança real.

Cobremos de todos honestidade, lisura, responsabilidade, respeito e trabalho. Mas não deixemos de carregar também este jugo, guiados pelo nosso Mestre Jesus.

Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso