facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...

UNIDADE DIOCESANA 2018

Está dada a largada para a Unidade Diocesana 2018. Vivenciando o Ano do Laicato, a Paróquia Sant'Anna de Japuíba – Cachoeiras de Macacu, sede desta edição, trabalhará cada etapa de preparação para o evento, evidenciando o protagonismo leigo na Igreja. Com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, a Unidade Diocesana acontecerá em 25 de agosto, e promete ser inesquecível. Prepare a sua caravana, reúna a sua comunidade, não perca tempo e participe!

Novidades. Muitas novidades e surpresas. Certamente estas serão as marcas da Unidade Diocesana em Japuíba. Nela acontecerá a Pré-Unidade (voltada para a juventude), concursos para escolha da logomarca e do hino, shows com Dunga, Zezé Luz e Caminhada Jovem, resgate da memória da Unidade Diocesana de 1997 (realizada em Papucaia, até então Paróquia de Japuíba), workshops com IFAP (com foco nas pastorais), Espaço Kids, Flash mob, zumba católica, entre outras atividades.

O Pároco local, Pe. Rodrigo Fonseca, juntamente com a sua comunidade, está ansioso e de braços abertos para acolher cada um dos participantes. Confira abaixo as palavras do sacerdote:

- A Unidade Diocesana é um grande momento da Igreja Particular de Nova Friburgo, no qual nos reunimos como irmãos ao redor do Bispo. Na Santa Missa, celebramos esse grande dom do Espírito Santo para a nossa Igreja: a comunhão. Para que esse dom e essa união não sejam vividos apenas no dia do evento, já no preparo da XLI Unidade Diocesana, organizamos dois festivais que possam ser uma janela aberta para a participação de tantos outros fieis da nossa Igreja, na construção daquilo que será a Unidade Diocesana em Japuíba. Esses dois festivais são: um para a escolha da Logomarca e outro para a escolha do Hino. Nosso intuito é que todos participem deste grande dia, por meio da colaboração e da oferta do dom de cada um.

Concurso para o Hino da Unidade e Logotipo

Enfatizando a participação dos leigos nas atividades da Unidade, acontecerão os concursos para a composição do Hino e confecção do Logotipo  do evento .

Para o hino, a canção deverá ser original, inspirada no Ano do Laicato e em Sant’Anna. As inscrições podem ser feitas até 30 de maio de 2018, às 16h. Os compositores dos hinos pré-selecionados se apresentarão no Festival de Música realizado em 30 de junho. Neste dia, o compositor do hino escolhido receberá a premiação de R$ 1.000,00 e um troféu. Confira o edital para o concurso (clique aqui).

O logotipo também deverá ter o foco no Ano do Laicato e Sant’Anna, e ser original. As inscrições podem ser feitas até 30 de maio de 2018, às 16h. A votação dos logotipos pré-selecionados acontecerá pelo facebook da Diocese, entre os dias 4 e 8 de junho de 2018. A divulgação do logotipo escolhido será em 10 de junho, em Japuíba e também aqui pelo site oficial da Diocese de Nova Friburgo. A premiação de R$ 500,00 e um troféu serão entregues em 30 de junho, na Paróquia Sant'Anna, em Japuíba. Confira o edital para o concurso (clique aqui).

É importante destacar que ambos os concursos são abertos à participação de fiéis de todo o território Diocesano. As inscrições podem ser feitas pelo email da Paróquia Sant’Anna, em Japuíba: paroquia_santanadejapuiba@hotmail.com, seguindo as determinações do edital. 

Pré-Unidade

Na sexta-feira (24/8), véspera da Unidade, a juventude de todo o território episcopal terá um encontro marcado na Pré-Unidade. O evento pioneiro terá início às 12h com acolhida dos jovens e encerramento previsto para as 22h. Na programação: show com Dunga, Via Sacra – no espaço denominado Terra Santa, show com a Caminhada Jovem pela Avenida Sant’Anna, Santa Missa, entre outros. Os jovens integrantes de Ministério de Música são convidados a levar seus violões e vozes, para participarem de momentos específicos nos dois dias.

A comunidade paroquial está se organizando para acolher os jovens de 15 a 25 anos (de 15 a 17 anos, mediante autorização dos responsáveis), nos moldes da Pré-Jornada Mundial da Juventude. Para isso, acontecerá na comunidade uma mobilização com o cadastro de famílias que receberão moças e rapazes em suas casas, de forma que eles possam já permanecer em Japuíba para participar da Unidade. Nas próximas semanas estarão abertas as inscrições para os peregrinos. Fique atento!

Marketing e divulgação

Para organizar toda a ação de divulgação das atividades relacionadas à Unidade, o Departamento de Comunicação da Diocese reuniu-se com a equipe de Marketing e Divulgação. Participaram desta reunião o Pe. Rodrigo Fonseca, Jorge Ronald (Coordenador Diocesano da Pascom), Grasiele Guimarães (Jornalista, Coordenadora da Pascom do Vicariato Sede e integrante do núcleo de divulgação da Unidade), Júlio Frazão (Gráfico – responsável pela impressão de todo material), Ana Karla Calandra (Coordenadora da Pascom de Japuíba e responsável pela Equipe de Divulgação da Unidade), Anelise Ouverney Rosário (integrante do núcleo de divulgação da Unidade) e Natassis Souza (Secretária Paroquial e integrante da Pascom).

site sede 2018 unidadediocesanajapuiba

O encontro, ocorrido na quarta-feira (20/3), foi bastante objetivo. Jorge Ronald apresentou propostas ao Pároco, relativas aos cartazes, flyers, folders, entre outros materiais impressos. Os participantes também conversaram sobre algumas atividades surpresas programadas para acontecer no dia da Unidade, que envolvem diretamente a comunicação. Jorge Ronald enfatizou que este momento foi de suma importância para a organização das ações de comunicação.

A Equipe de Divulgação da Unidade informa que no dia do evento haverá uma Sala de Imprensa, reservada para as atividades das Pascon’s durante a Unidade. Informações: (22) 27456134.

Espaço Kids

Neste ano, os pequeninos também terão lugar marcado nas atividades da Unidade. Está sendo organizado pela comunidade anfitriã o Espaço Kids, local destinado à acolhida das crianças enquanto os pais participam da programação do evento. Neste espaço serão realizadas brincadeiras e atividades totalmente voltadas aos pequeninos. No dia, as crianças serão cadastradas, recebendo a devida identificação.

Texto: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso