facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-celebracao-penitencial-prepara-fieis-para-vivencia-do-tempo-do-adventoA Matriz Paroquial Sagrada Família, em Barra de São João, deu início no dia 3/12 a uma...
litoral-dom-edney-preside-crisma-em-carapebusNo espírito de uma maior consciência da presença dos dons do Espírito Santo, a Matriz...
norte-matriz-paroquial-sao-jose-realiza-missa-em-acao-de-gracas-aos-sacoleirosEm 3 de dezembro, a comunidade paroquial da Matriz São José, situada em São José do Ribeirão –...

SIMPÓSIO

Bispo fará abertura do VI Simpósio promovido pelo Seminário Diocesano

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo, promoverá a VI edição do Simpósio Literário-Filosófico, que terá como tema ‘Vida Autêntica’. A abertura oficial do evento será feita pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 19h.

De acordo com o Reitor do Seminário, Pe. José Ruy Corrêa Junior, a proposta deste ano é apresentar aos participantes a importância de uma vida autêntica.

- Percebemos que a sociedade atual está perdendo a motivação de viver, pois no final das contas está vivendo de forma inautêntica. Tivemos a questão dos suicídios em Nova Friburgo no ano passado, o início da campanha do Setembro Amarelo, a produção da série “13 Reasons Why” da Netflix e a Baleia Azul. Ou seja, parece um culto ao suicídio que no final das contas é a consequência de uma existência vivida sem sentido. Pensando nisso, propomos o tema Vida Autêntica e os autores vieram por sugestão dos professores.

Pe. José Ruy pontuou a escolha de cada um dos autores.

- A Clarisse Lispector, no livro a Hora da Estrela trata um tema deste estilo. O Camus é famoso justamente pelo seu questionamento do sentido da vida, nas suas obras O Estrangeiro, A Peste, entre outras. E, o Xavier Zubiri, que questiona a existência autêntica enquanto consciência de si.

Cada dia de evento será ministrado por um formador diferente, que abordará um autor. O Simpósio será realizado no Teatro Sânia Cosmelli, na Rua Monsenhor Miranda, nº 86, no Centro de Nova Friburgo. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail: seminario.imaculadaconceição@gmail.com ou pelo telefone: (22) 2523-1459. O evento vale 6h aula para os estudantes universitários e acontecerá das 19h às 21h30.

Confira a programação:

19/09/2017 - Viver Segundo Albert Camus Professora Lívia Maria Mastrangelo Professora do Seminário Diocesano Imaculada Conceição; Graduação em Língua Portuguesa e Francês pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Mestrado em Letras Neolatinas: Língua e Literatura Italianas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialização em Linguística Aplicada ao Português pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Aperfeiçoamento para Professores de Italiano e Examinadores Internacionais pela Società Dante Alighieri de Roma; Professora de Filologia Românica, História da Língua Portuguesa e Linguística: Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Professora de Italiano da Dante Alighieri de Nova Friburgo; e, Professora Efetiva do Estado do Rio de Janeiro há 30 anos;

20/09/2017 - A vida autêntica como vida 'pessoal' em Xavier Zubiri Professor Joathas Soares Bello Graduação em Filosofia pela UERJ; Mestre em Filosofia pela PUC-Rio e doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra (Espanha), com bolsa da CAPES; Professor adjunto de Filosofia na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, do Seminário Arquidiocesano de Niterói, do Seminário Diocesano de Nova Friburgo e da rede FAETEC-RJ; Dedica-se especialmente à antropologia filosófica, metafísica e teoria do conhecimento.

21/09/2017 - A Hora da Estrela: “Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta.” Professora Ana Maria Esteves Graduada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Atualmente, é Professora do Seminário Diocesano Imaculada Conceição – Nova Friburgo; Possui experiência nas Redes Pública e Privada do Rio de Janeiro.

Texto: Monara Teixeira

 

site cartaz simposio 2017novo

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso