Dom Edney Gouvêa Mattoso – Fiat voluntas tua

(4º Bispo Diocesano de Nova Friburgo, 2010 - 2020)

A Providência de Deus confiou os últimos 10 anos de caminhada de nossa Diocese ao pastoreio de S. E. R. Dom Edney Gouvêa Mattoso.

Vindo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi nomeado pelo Papa Bento XVI em 20/01/2010 e tomou posse como 4º Bispo desta Diocese em 13/03/2010, aos 53 anos de idade, 23 de sacerdócio e 5 de episcopado.

Em seu 1º discurso, dentre os vários desafios que se comprometeu enfrentar, mencionou a necessidade da realização de uma Assembleia Diocesana para elaboração de um Plano de Pastoral de Conjunto e promover a unidade de nossa extensa Diocese. No mesmo ano, começou a preparação da XV Assembleia Diocesana de Pastoral, celebrada em 2013, e, em 2011 deu início aos “Governos itinerantes”.

Um evento trágico se interpôs em janeiro de 2011. Nossa Região Serrana sofreu a maior tragédia climática de sua história, o que fez com que toda a Diocese se mobilizasse em socorro às vítimas. No primeiro mês de trabalhos, vários organismos estaduais e federais de defesa encontraram abrigo e apoio junto ao Bispo de Nova Friburgo e outros organismos eclesiais.

Em 2012, em Itaocara, começaram os Encontros Diocesanos de Coroinhas, grande impulso para esta pastoral e para a Pastoral Vocacional Diocesana. Também começaram as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’s), procurando estivessem mais próximos aos enfermos e não exclusivamente nas celebrações paroquiais.

Em 2014, foi celebrado o Ano Eucarístico Missionário, que teve como frutos a elevação da Paróquia Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, a Santuário Diocesano e o início das relações fraternas e missionárias com a Diocese-irmã de Jardim/MS. Também em 2014, começou a publicação dos fascículos dos Círculos Bíblicos para incentivar e difundir esta prática em toda Diocese. Em Conceição de Macabu se celebrou o 1º Encontro Diocesano de Comunidades e, em Nova Friburgo, o “Bote fé na juventude”, em recordação à Jornada Mundial da Juventude – 2013 (JMJ).

A partir de 2015 vários representantes da nossa Diocese puderam visitar e ajudar a pastoral da Diocese-irmã, e tivemos também a alegria de acolher os irmãos visitantes, a começar por S. E. R. Dom João Gilberto de Moura, além de outros sacerdotes e grupos leigos.

Para a Coordenação de Pastoral foram criados: Conselho para Assuntos Especiais, Conselho de Ordens e Ministérios, Comissão de Arte Sacra e Edificações, Comissão para o Diaconato Permanente, Pastoral Presbiteral e Pastoral da Cultura.

Para incentivo da Pastoral Diocesana, além dos encontros já citados, foram criados outros com o objetivo de promover a unidade diocesana e sua proximidade com o Bispo. Também a instituição dos Ministros Extraordinários da Palavra, em 2017, conta entre as obras do magistério de Dom Edney.

Entre 2010 e 2019 foram criadas cinco novas paróquias e foram ordenados 18 sacerdotes e 7 novos diáconos, 6 permanentes e 1 à espera do presbiterado. Além disso, foram consagradas uma eremita e uma virgem consagrada.

No dia 19/12/2019, Dom Edney pediu ao Papa Francisco a renúncia de seu ofício, que foi aceita no dia 22/01/2020.

Nova Friburgo-RJ, 24 de agosto de 2020

Pe. José Ruy Corrêa Júnior