Projeto Amigos da Casa de Oração Boa Nova

Diocese de Nova Friburgo, 29 de dezembro de 2020

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, gostaria de começar a escrever o presente artigo com a seguinte pergunta: vocês conhecem a Casa de Oração Boa Nova situada na cidade de Bom Jardim, pertencente à Diocese de Nova Friburgo? Se sim, preparem-se para se entusiasmarem com a novidade. Se não, preparem-se para conhecê-la e o que dela será.

A dita Casa foi conquistada com o trabalho de gente muito empenhada. Cito aqui a Sra. Yvone Stutz Emerich, leiga consagrada da Diocese que, com muito zelo e suor, conseguiu e manteve por muitos anos o imóvel doado à Diocese, cuja finalidade é ser um lugar de retiros e aprendizagem. Muitas pessoas fizeram ali o seu encontro pessoal com Cristo, retiros foram realizados, encontros de catequese, da Pastoral da Juventude, encontros de casais, de movimentos em geral, histórias que foram fortalecidas ou iniciadas.

Por tudo isso e muito mais, queremos retomar o projeto de restauração da Casa de Oração, lugar privilegiado para o encontro com Deus no silêncio da oração, já que fica afastada do centro urbano, possuindo um verde exuberante em seu jardim, bem como silêncio ao redor.

Muitos me perguntam como a Casa está atualmente. Infelizmente, ela precisa de muitos reparos em sua parte elétrica, hidráulica, estrutural e até arquitetônica. Essa é a má notícia. Mas a boa notícia é que já temos um grupo de leigos e leigas engajados de diversas paróquias da diocese, comprometidos gratuitamente com o projeto. Nesse grupo também temos o Diácono Roberto Thurler, assistente na Catedral, como colaborador direto nos trabalhos. Além disso, uma equipe composta por um arquiteto e uma engenheira elétrica com seus auxiliares estão doando o serviço para pensarmos nos reparos necessários.

Nesse novo projeto, mais que apenas uma casa de retiros, o imóvel pretende tornar-se um Centro de Espiritualidade, cuja principal função será espalhar o saber por toda a Diocese através de cursos de espiritualidade, retiros de silêncio, hospedagem individual ou para pequenos grupos que queiram aprofundar sua experiência de oração, e muito mais. Ela estará disponível para toda a Diocese e envolverá todos os diocesanos em sua restauração e posterior manutenção.

Para tanto, precisamos de um mínimo de conforto, a fim de que os retirados possam sentir a presença de Deus como se estivessem em um aconchegante lar, mesmo que simples. Como Centro de Espiritualidade ela possuirá um patrono, doutor da Igreja, São João da Cruz. Como Casa de Oração, continuará sendo o que sempre foi: lugar de acolhida e aprofundamento da fé católica.

No dia 14 de dezembro passado, celebramos a primeira Missa do novo projeto de restauração na capela da Casa, já que foi memória litúrgica do santo patrono. Contamos com a presença de 25 fiéis e a concelebração do Padre José Ruy. Na ocasião, fizemos uma caixinha em comum para pagarmos os carnês que serão oferecidos àqueles que desejam se tornar amigos do projeto, e todo mês será celebrada uma Missa no local para fortalecermos o empenho pelo sonho que recomeça.

Importante ressaltar que tudo isso está sendo feito com a aprovação do nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Ricci. Inclusive, uma conta jurídica será aberta em nome da Mitra Diocesana, a qual eu e o tesoureiro iremos administrar e prestar contas tal como acontece em uma paróquia, com conselhos e estatutos que regerão a obra.

O que peço a você, caro leitor, é a oração. Nada sem ela consegue caminhar. Em breve, também pediremos a ajuda financeira, doações em material de construção etc. Por hora, necessitamos muito da sua intercessão, simpatia com o novo projeto e da semente espalhada através da boa notícia, fazendo jus ao nome da nossa querida Casa de Oração Boa Nova.

Informações pelo WhatsApp: (22) 99785-1794.

Pe. Celso Henrique Macedo Diniz

Responsável pelo Projeto Amigos da Casa de Oração Boa Nova