Comunidades da Diocese celebram festa de São Pedro e São Paulo pelas redes sociais

Diocese de Nova Friburgo, 26 de junho de 2020

Em 29 de junho a Igreja celebra duas grandes colunas da fé católica: os santos Pedro e Paulo. Nas comunidades que têm um dos santos ou ambos por padroeiros, a edição 2020 dos festejos será realizada on-line, sem a participação dos fiéis nos templos, seguindo as orientações governamentais, sanitárias e eclesiásticas para evitar a proliferação de COVID-19. Na Diocese de Nova Friburgo haverá programação especial em diferentes localidades. Confira as programações.

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras

Em Nova Friburgo, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, situada em Duas Pedras, iniciou os seus festejos em 22 de junho, realizando a semana dos padroeiros. Entre os dias 23 e 26, está sendo realizada a oração em família, às 19h. Em 27/06, haverá homenagem ao Imaculado Coração de Maria e das 14h às 17h, o templo permanecerá aberto para os devotos realizarem as suas preces. Às 18h, terá lugar a benção da nova gruta de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete, situada no jardim da Matriz Paroquial.

No domingo (28/06), Solenidade de São Pedro e São Paulo, o templo estará aberto das 9h às 17h. Às 15h, será iniciado o cortejo com as imagens dos padroeiros no andor em carro aberto nos bairros de Vila Nova e Duas Pedras, com entrega das flores aos fiéis em suas residências. Mais tarde, às 18h, haverá Santa Missa com a tradicional benção das chaves.

Por fim, chegado o dia de São Pedro e São Paulo (29/06), das 9h às 18h, o templo também permanecerá aberto e a programação será finalizada com a Santa Missa, às 19h, com benção das chaves. Toda as atividades serão transmitidas ao vivo pelo Facebook da paróquia (igrejaduaspedras).

Paróquia São Paulo Apóstolo - Macaé

Na comunidade macaense, teve início na quinta-feira (25/06), o Tríduo em louvor a São Paulo Apóstolo, que se estenderá até o dia 27. Durante a programação, haverá a Celebração da Palavra, às 19h. No domingo (28/06), às 10h, terá lugar a Santa Missa em honra ao padroeiro. Concluindo a programação, às 18h, haverá Live com o Ministério Amigos pela Fé. Neste dia também haverá delivery de Feijão Tropeiro, no valor de R$ 15, com encomenda antecipada pelos seguintes telefones: (22) 99971-1342 (Clísia), (22) 99234-9464 (Valdirene), (22) 999861485 (Roni) e (22) 99837-6804.

Será possível acompanhar todas as atividades pelas Redes Sociais da paróquia (Facebook – Paróquia São Paulo Apóstolo e You Tube – Terço dos Homens São Paulo Apóstolo).

Paróquia São Pedro - Triunfo

Em Triunfo, localidade situada em Santa Maria Madalena, o novenário ao padroeiro teve início em 20 de junho e prossegue até o próximo dia 28, com programação realizada diariamente, às 19h. Em 28/06, antes da Santa Missa, haverá o translado do mastro de São Pedro às 18h.

Em 29/06, dia de São Pedro, as atividades começam bem cedo. Às 6h, terá lugar a tradicional Alvorada, despertando os moradores para esse grande dia festivo. Às 10h, acontece a Santa Missa. Mais tarde, às 18h30, haverá translado com o andor de São Pedro pelas ruas da comunidade; às 20h, acontece a tradicional benção de São Pedro, pedindo a intercessão pelo fim da pandemia. Concluindo a noite festiva, às 22h, inicia-se a tradicional queima de fogos.

Toda a programação será transmitida ao vivo pelo Facebook da comunidade (paroquiasaopedrotriunfo).

Sobre São Pedro e São Paulo

Ambos são considerados “os cabeças dos Apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. Pedro era um pescador, mas convidado pelo Cristo, tornou-se grande discípulo do Mestre. Aquele a quem Jesus entregou as “chaves da Igreja”. Pedro escreveu duas Epístolas e foi martirizado por anunciar o Cristo. Saulo, nome de São Paulo antes de sua conversão, foi grande perseguidor dos cristãos, sendo, inclusive, responsável pela morte de muitos. Converteu-se após ouvir o chamado do próprio Cristo. Após este episódio, tornou-se grande evangelizador e escreveu diversas Epístolas. Paulo também foi martirizado por pregar o Evangelho.

Texto: Grasiele Guimarães