Setembro: Celebração dos 50 anos do Mês da Bíblia

Diocese de Nova Friburgo, 30 de agosto de 2021

Neste mês, os roteiros para os Círculos estarão um pouco diferentes do habitual. E é por um motivo muito justo.

Não é todo mês que comemoramos um “Jubileu de Ouro”.

Em 2021, temos a imensa alegria de celebrarmos o 50º aniversário do “Mês da Bíblia”.

No Brasil em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi dado o nosso primeiro passo.

Setembro foi escolhido em memória à morte de São Jerônimo.

São Jerônimo, Paula e Eustáquia traduziram a Bíblia dos originais hebraico e grego para o latim, chamada ‘Vulgata’.

Os objetivos do mês da Bíblia são:

- divulgar a Bíblia para todos;

- contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia na ação evangelizadora da Igreja no Brasil;

- criar subsídios bíblicos para as diferentes formas de comunicação;

- facilitar o diálogo das pessoas e nas comunidades com a Palavra de Deus.

Através dos temas, meditaremos, a cada ano, sobre a Palavra de Deus para torná-la realmente “Luz para nosso caminhar", confirmando o que diz a canção de Zé Vicente:

“Tua palavra é!

Luz do meu caminho!

Luz do meu caminho, meu Deus!

Tua Palavra é!”

Neste ano, estaremos pensando a Carta de Paulo aos Gálatas onde o lema é: “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl. 3, 28d), extraído do hino batismal em Gl. 3, 26-28 e dando enfoque à inclusão e a comunhão que teremos nas primeiras comunidades.

Esta é uma carta pessoal só de Paulo, que mostra seu projeto de evangelização e os conflitos que enfrentou.

A equipe da Coordenação Diocesana dos Círculos Bíblicos deseja um ótimo mês a todos e que o roteiro possa contribuir para a reflexão:

“Nas pequenas comunidades missionárias, a mensagem do Evangelho é atualizada e se propõe a ser fermento em todas as dimensões da vida e das relações econômicas, sociais, culturais, políticas, religiosas e ecológicas. Nestes 50 anos, a Palavra de Deus tem sido conhecida, meditada, iluminado e transformado tantas realidades”, Irmã Izabel Patuzzo.

Queremos chamar atenção para alguns cuidados:

Em alguns lugares as atividades presenciais estão liberadas, mas isso nos obriga a mais uns cuidados:

1. Manter o distanciamento social
  2. Não provocar nem participar de aglomerações
  3. Usar máscara
  4. Utilizar álcool 70 ou álcool em gel.
  5. Evitar deslocamentos físicos

Esses cuidados não são atos egoístas. São atitudes de amor e respeito para com todos.

Sempre que possível, fique em casa e participe dos nossos encontros virtuais, os grupos que optarem por fazer os encontros presenciais, procurem nesse tempo se encontrar nas Igrejas e não nas residências como normalmente os grupos faziam, toda precaução é importante.

"Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei." (Jo. 13, 34)

Lives Mês da Bíblia

A Coordenação Diocesana dos Círculos Bíblicos também preparou uma série de Lives, que serão realizadas ao longo do Mês da Bíblia pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube). Confira abaixo a programação:

3/9 – 19h: Live com Ir. Izabel Patuzzo, Responsável pelo setor Bíblico-catequético da CNB;

10/9 – 19h: Live com Maria de Fátima Castelan, Educadora Popular – Integrante do CEBI-Es e da Direção Nacional do CEBI;

16/9 – 19h: Live com Frei Isidoro Mazzarolo, Professor e Coordenador do Curso de Teologia à distância da PUC-Rio desde 2008;

23/9 – 19h: Pe. Leonardo Agostini Fernandes, Professor de Sagradas Escrituras da PUC-RJ.